TAÇA FPBOL 32 ANOS

R E G U L A M E N T O

TAÇA FPBOL - 32 ANOS

 

1. DA REALIZAÇÃO DO CAMPEONATO:

1.1. Evento promovido, realizado e coordenado pela Federação Paulista de Boliche (FPBOL).  Aberto a todos os adeptos do esporte Boliche, devidamente filiados ou que venham a filiar se antes do início do evento. Os resultados obtidos no evento serão computados no Ranking Paulista de 2018.

2. DO LOCAL DO EVENTO:

2.1. Bolix Guarulhos - Shopping Internacional de Guarulhos – Rodovia Presidente Dutra, KM 225.

3. DAS DATAS E HORARIOS: 

• Datas: dias 1, 2, 15 e 16 de setembro de 2018.

• Horário: início do turno: 8h.

3.1. Dependendo do número de inscritos poderá haver segundo turno a partir das 13:00. Caso tenha um segundo turno haverá o rodízio entre o turno da manhã e da tarde entre as divisões existentes.

4. DAS INSCRIÇÕES:

4.1. As inscrições deverão ser realizadas por intermédio dos clubes até as 22:00 horas do dia 27 de agosto de 2018, por e-mail para:
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4.2. Valor da inscrição: R$ 330,00 (Trezentos e trinta reais) para todos os participantes adultos e R$ 230,00 (Duzentos e trinta reais) para os participantes juvenis.

4.3. Semestralidade FPBOL - R$ 50,00 (cinquenta reais) – para os atletas que ainda não tenham participado de evento no segundo semestre de 2018.

4.3.1. Semestralidade CBBOL – R$ 50,00 (cinquenta reais) – para os atletas que ainda não tenham participado de evento no segundo semestre de 2018. O pagamento desta taxa da CBBOL é exclusivamente pelo site www.bolichebrasil.com.br . até dia 30 de agosto de 2018.

4.4. Os pagamentos (inscrição e semestralidade FPBOL) deverão ser feitos ao diretor financeiro no primeiro dia do evento, 01 de setembro de 2018, ao final do primeiro turno, um representante de cada clube será o responsável por arrecadar os valores de seus atletas e repassar ao diretor financeiro.

4.5. Não será permitida a inscrição de atletas inadimplentes ou ainda com pendências financeiras junto a FPBOL e CBBOL, enquanto a pendência não for regularizada.

5. FORMATOS E CATEGORIAS:

5.1. Aberto a todos os adeptos do esporte Boliche. Formato individual, independente de sexo, idade, devidamente registrados na Federação Paulista de Boliche - FPBOL.

5.2. As divisões e categorias serão estabelecidas de acordo com a quantidade de inscrições efetuadas.

6. DAS DIVISÕES:

6.1. A base para formação das divisões, após as inscrições confirmadas, será a média dos atletas, pelo último Ranking Geral FPBOL publicado antes do evento. As divisões Masculinas e Femininas serão escalonadas em função do número de inscritos.

6.2. Caso algum atleta não figure no último Ranking Paulista publicado ou esteja inativo, o seu enquadramento nas divisões será determinado pela Diretoria Técnica da FPBOL.

6.3. Para os atletas que vierem a filiar-se à FPBOL antes do início de evento, a média será atribuída a critério da Diretoria Técnica da FPBOL.

6.4. Nenhuma divisão será composta por menos de 04 (quatro) participantes.

7. DA FORMA DE DISPUTA

7.1. O Evento será disputado em 20 (vinte) partidas.

01 de setembro – 6 (seis) partidas.

02 de setembro – 6 (seis) partidas.

15 de setembro – 6 (seis) partidas.

16 de setembro – 2 (dois) partidas + finais.

7.2. Após o término das 20 (vinte) partidas os 8 (oito) ou 4 (quatro) melhores classificados de suas respectivas divisões avançarão para as finais no formato masters.

7.3. As disputas na Fase Masters serão em forma de chave em melhor de 3 (três) partidas, da seguinte forma:

7.4. Quartas de final:

Jogo 01 – 1º x 8º lugar

Jogo 02 – 2º x 7º lugar

Jogo 03 – 3º x 6º lugar

Jogo 04 – 4º x 5º lugar

7.5. Semifinal

Jogo 05 – vencedor do jogo 01 x vencedor do jogo 04

Jogo 06 – vencedor do jogo 02 x vencedor do jogo 03

7.6. Final

Jogo 07 – perdedor do jogo 05 x perdedor do jogo 06 disputam 3º e 4º lugares

Jogo 08 – vencedor do jogo 05 x vencedor do jogo 08 disputam o título de campeão da taça.

7.7. Assim que encerrar o prazo de inscrição, as divisões serão classificadas e será divulgado quais divisões terão 08 (oito) atletas nas finais e quais divisões terão 04 (quatro) atletas nas finais. O objetivo é que 50% de cada divisão participem das finais, isso irá depender do número de inscritos.

8. DO POSICIONAMENTO NAS PISTAS:

8.1. Para as primeiras duas séries a base para colocação nas pistas será a média individual no último ranking geral paulista.

8.2. Para as últimas duas séries, a colocação nas pistas se dará pela classificação obtida no próprio evento.

8.3. Mudança de pistas a cada partida, à direita.

8.4. Serão posicionados até 06 (seis) atletas por par de pista.

9. DA PREMIAÇÃO DO CAMPEONATO

9.1. Serão premiados com medalhas, os 1ª, 2ª e 3ª. colocados após as finais de cada categoria e divisão;

9.2. Serão premiadas com medalhas as maiores partidas de cada categoria e divisão, após disputadas as 20 (vinte) partidas do evento;

9.3. Serão premiadas com medalhas as maiores séries de cada categoria e divisão, após disputadas as 20 (vinte) partidas do evento;

9.4. Ao final das 20 (vinte) partidas, serão premiados “all events”, com medalhas, da 1ª. até a 3ª. colocações de cada categoria e divisão.

10. DA DISCIPLINA E REGRAS DE DISPUTA

10.1. DOS ATRASOS/FALTAS DOS ATLETAS

10.1.1. Segundo normas da W.T.B.A., qualquer jogador que chegar atrasado, poderá iniciar sua participação no par de pistas designado, respeitando o frame e ordem de jogo de suas respectivas pistas, computando-se “zero” para os frames completados;

10.1.2. Não poderá ser usado o BLIND.

10.1.3. Para efeito de all events, serão computadas somente as partidas efetivamente jogadas e a classificação será observada pelo total de pinos derrubados.

10.2. RITMO DE JOGO – A FPBOL se reserva o direito de aplicar regras próprias para o evento, em razão do número de participantes e adequação de cumprimento das exigências da casa comercial quanto o horário de liberação de pistas.

10.2.1. JOGO LENTO – os atletas deverão respeitar, ao posicionar-se para execução do arremesso, o par de pista a sua direita e a sua esquerda. Competidores do mesmo par de pistas não deverão fazer arremessos consecutivos, sem permitir que os jogadores do par de pista à esquerda e a direita, façam seus lançamentos, ressalvada a hipótese que não estejam prontos para seus respectivos arremessos ou ocorra de haver algum pista quebrada. Segue link de instrução: http://boliche.com.br/regras-do-boliche-par-pistas-cortesia/

10.2.2. Será considerado JOGO LENTO, no caso de que qualquer jogador(es) em seu(s) respectivo(s) par(es) de pistas, estejam mais de 2 (dois) frames atrasados em relação aos demais competidores, excluídos os pares de pistas localizadas nas extremidades (exemplos: 1-2 e 19-20).

10.2.3. Havendo constatação de JOGO LENTO, o(s) atleta(s) serão advertidos por pessoa autorizada pela FPBOL, respeitado o limite de duas advertências no evento. Havendo 3.ª constatação de JOGO LENTO, será computado “zero” no frame, ao(s) atleta(s) advertido(s).

10.3. FUMO – BEBIDAS E ALIMENTOS - A fiscalização será rigorosa nas dependências da casa comercial, como banheiros (WC) e área interna do boliche. Caso o atleta se ausente do local, deverá comunicar o fiscal, e se ao iniciar a partida e no momento de sua jogada estiver fora das dependências do boliche, receberá ZERO no frame. No caso do fiscal, membro da comissão de arbitragem ou funcionários da casa constatarem nas áreas do boliche, como WC, salas, etc, indícios como cheiro ou bitucas de cigarros e afins, serão aplicadas a seguintes penalidades:

§1.° Caso um atleta seja pego fumando durante uma partida, a mesma será zerada para efeito de pontuação. OBS. O fiscal/árbitro tem outorga de poderes e fé pública para aferir a prática de irregularidades, o fumo em hipótese alguma poderá atrapalhar o andamento do evento.

10.3.1 – Não será permitido consumir bebidas alcóolicas durante o jogo, Após o encerramento de seus turnos, a liberalidade do consumo de bebidas alcóolicas será respeitada, desde que o(s) atleta(s) não esteja(m) trajado(s) com uniforme(s)/camiseta(s) alusiva(s) ao esporte.

10.3.2. O consumo de demais Bebidas e ALIMENTOS, será permitido FORA DA ÁREA DE JOGO, devendo os atletas, utilizarem-se dos balcões e mesas localizados fora da área de competição.

10.4. DA ALTERAÇÃO DE SUPERFÍCIE- APPROACH – SAPATOS - Deverão ser observadas as regras WTBA, quanto ao uso de substâncias químicas. No intervalo entre partidas, poderá ser alterada a superfície das bolas, antes do primeiro arremesso do atleta, e jamais na área de jogo, observando que as bolas deverão ser limpadas após qualquer alteração de sua superfície.

10.3. Não será permitido o uso de talcos ou quaisquer produtos no APPROACH, tampouco nos sapatos dos competidores.

10.4. DAS REGRAS GERAIS – Os atletas deverão estar rigorosamente uniformizados, com camisas alusivas ao esporte BOLICHE, a partir da 1ª rodada. É permitido o uso de bermudas.

10.4.1. Caso seja constatado descumprimento do item 10.4, após o início da disputa, o atleta terá zerado seus resultados das partidas jogadas.

10.4.1.2. Caso seja constatado descumprimento as regras previstas no item 10.4, antes do início da disputa, o atleta não participará do turno ou partidas, até que esteja vestido adequadamente.

10.5. Fica terminantemente proibida a permanência de pessoas estranhas, na área de jogo, sendo facultado apenas na hipótese de autorização prévia da organização, a presença de técnicos nomeados apenas um por dupla.

11. BATE BOLA (AQUECIMENTO):

Somente haverá “bate bola” para aquecimento, no início de cada série (10 minutos).

12. CONDICIONAMENTO DE PISTAS:

12.1 –Será utilizado um condicionamento de pequeno grau de dificuldade, até dia 18/08/2018 será divulgado.

13. DA ORGANIZAÇÃO:

É de responsabilidade da FPBOL a organização do evento.

13.1. Todos os resultados serão computados após o término da linha, devendo ser conferidos pelos atletas, ANTES DA ENTREGA das súmulas respectivas. Havendo quaisquer anotações equivocadas, deverão solicitar ao atleta adversário, para que viste eventuais correções e/ou rasuras em suas anotações.

13.2. Os resultados serão afixados em áreas pré-determinadas pela Organização, devendo todos observar que o prazo para reclamações e/ou correções será de até uma hora após o término do turno ou ANTES DO INICIO DO TURNO SEGUINTE. Não havendo manifestação dentro do prazo estipulado, os lançamentos serão considerados regulares.

13.3. Todos os esclarecimentos, reclamações e solicitações dos atletas relativos ao evento deverão ser encaminhadas por intermédio de Dirigente ou Representante de seu Clube.

14. DISPOSIÇÕES FINAIS:

Este regulamento é válido apenas para a TAÇA FPBOL 32 ANOS. Aos casos omissos no presente Regulamento serão aplicadas as Regras desportivas pertinentes (FIQ, WTBA, NORMABOL), ou quaisquer outras previstas para a prática desportiva BOLICHE.

PAULO MARTINS - Presidente FPBOL

FELIPH ROSA - Diretor Técnico FPBO