X Taça Pinheiros 2015 - REGULAMENTO

RESULTADOS clique aqui

X TAÇA PINHEIROS 2015

11/12 e 18/19 de julho de 2015 às 8h30min
Duplas Masculinas e Mistas (24 partidas - 4 rodadas)

>>> MAPA DE POSICIONAMENTO (arquivo .pdf)

O E. C. Pinheiros convida todos os praticantes do esporte Boliche para a  X Taça Pinheiros de Boliche que acontecerá nos dias 11/12, 18/19 de julho de 2015, nas pistas do NeoGeo Bowling do Shopping Internacional, Guarulhos/SP, Rodovia Presidente Dutra, Km 225, homologada pela FPBOL.

OBS: Neste ano de 2015 não haverá a parceria da Taça Pinheiros com a Copa Brasil QubicaAMF, classificatória para a 51.ª Copa Mundial de Boliche que será realizada de 13 a 20 de novembro de 2015 em Las Vegas, Estados Unidos. No entanto os participantes da Taça Pinheiros poderão inscrever as 12 (doze) linhas, referentes as 3.ª e 4.ª rodadas, como válidas para a fase classificatória da XXIV Copa Brasil QubicaAMF 2015, desde que avisem no ato da inscrição e paguem a taxa adicional de R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais).

REGULAMENTO DA TAÇA PINHEIROS

Inscrições – Deverão ser realizadas até as 18h de 06/07/2015, exclusivamente pelos e-mails: 
                                     Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
 ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Categorias e divisões – As duplas serão formadas pela média dos atletas obtidas no último Ranking Paulista, ou, na falta deste, pelo Ranking Nacional da CBBOL. As duplas inscritas formarão categorias masculinas e mistas, a formação das divisões dependerá do número de inscrições realizadas.

Forma de Disputa – Cada dupla jogará 6 (seis) partidas num total de quatro séries, totalizando 24 (vinte e quatro) partidas e ao final será apontada a dupla Campeã (dentro de cada divisão) que tenha obtido o maior total de pinos derrubados.

Ausência – No caso de falta de qualquer atleta, será admitida à participação de reserva desde que este tenha media igual ou inferior ao atleta ausente, devendo ser comunicado a organização com 24 horas de antecedência.

Atrasos – Segundo normas da WTBA, qualquer jogador que chegar atrasado poderá iniciar sua participação no par de pistas designado, respeitando o frame e ordem de jogo de suas respectivas pistas, computando-se 0 (zero) para os frames completados pelos outros participantes.

"Blind" – Não será aplicado o "blind" em caso de ausência do participante.

Desempates – Havendo empate nas colocações das duplas em suas respectivas divisões, para efeito de premiação será usada a maior partida de duplas entre as empatadas para se apurar a colocação correta de cada dupla dentro de sua divisão.

Horário – O turno será único com início às 8h30min.

Disciplina – É dever de cada atleta comportar-se de acordo com o decoro e a ética do esporte.

Uniforme – Os participantes amadores e não filiados deverão estar uniformizados com camisas tipo pólo e para aqueles que são filiados a Clubes, Ligas e Federações deverão estar uniformizados com camisas alusivas ao esporte de boliche. As duplas deverão usar uniformes iguais. Recomenda-se o uso de calça social de cor escura para a divisão masculina. Se tiver algum outro patrocinador, também será permitido o uso do logotipo nas camisas, desde que previamente autorizado pelo comitê organizador. Na divisão masculina é proibido o uso de bermuda, calção ou assemelhado. O uso do uniforme é obrigatório a partir da primeira rodada. Caso isto não aconteça a participação na rodada não será permitida nem válida para efeito de pontuação e ranking.

Jogo Lento – o participante ao posicionar-se para execução do arremesso, deverá respeitar uma pista à sua direita e uma pista à sua esquerda. Competidores do mesmo par de pistas não deverão fazer arremessos consecutivos, sem permitir que os jogadores da pista à esquerda e a direita, façam seus lançamentos, ressalvada a hipótese que não estejam prontos para seus respectivos arremessos.

Alteração de superfície, approach e sapatos - Deverão ser observadas as regras WTBA, quanto ao uso de substâncias químicas. No intervalo entre partidas, poderá ser alterada a superfície das bolas, antes do primeiro arremesso do atleta, e jamais na área de jogo, observando que as bolas deverão ser limpadas após qualquer alteração de sua superfície.

Não será permitido o uso de talcos ou quaisquer produtos no approach, tampouco nos sapatos dos competidores.

Posicionamento dos atletas – Para o primeiro e segundo dias, as duplas serão posicionadas naspistas, pelas respectivas médias a critério da organização. Para as demais rodadas, serão estabelecidas  posicionamentos pela colocação da dupla dentro da sua divisão. As mudanças de pistas se darão sempre à direita após e a cada partida.

Interrupção das partidas – Caso alguma pista apresente algum problema que não permita que todos frames das linhas sejam jogados, serão anotados os frames jogados de cada um dos jogadores até então e, ao final da rodada, as linhas serão completadas num par de pistas definido pela organização, sem novo condicionamento e nova passagem de óleo. Caberá à organização determinar o tempo de espera para o conserto ou a reposição após o final da rodada.

Condicionamento – A passagem de óleo nas pistas ficará a cargo dos funcionários do NeoGeo Bowling conforme orientação dos organizadores.

Taxa de Inscrição – O valor da inscrição será único de R$ 280,00 (Duzentos e oitenta reais) por atleta, a ser quitada no máximo até o segundo dia de competição. Esse valor corresponde somente aos custos com premiações, locação de pistas, taxas de homologação cobradas por entidades superiores e organização do evento. Este valor não cobre eventuais débitos anteriores dos atletas para com esta ou qualquer outra entidade do esporte, bem como taxas de filiação e /ou semestralidades.

Premiação – Serão premiadas com medalhas as duplas Campeãs, vices campeãs e as duplas terceiras colocadas de cada divisão. Receberão medalhas também, os atletas que obtiverem as maiores linhas e maiores séries de 6 (seis) partidas de cada divisão bem como dos respectivos all-events até o terceiro lugar. 

Supervisão e Apoio – FPBOL (Federação Paulista de Boliche)

Casos omissos – Os casos não previstos ou omissos serão resolvidos pelos organizadores da Taça Pinheiros, sempre com base nas normas do esporte de boliche emanadas pelo órgão superiores.

São Paulo, junho de 2015.

Geraldo Couto e Janice Couto